WhatsApp

Quando devo ir ao dentista?

Ter um sorriso bonito e saudável é extremamente importante! Para isso, basta manter a saúde bucal em dia, praticando hábitos de higiene como a escovação após as refeições e uso de fio dental. Além disso, o mais importante – visitas ao dentista.

Mas afinal, quando devo ir ao dentista?

No geral, a visita ao dentista deve ser feita pelo menos uma vez ao ano para uma avaliação odontológica. Essas avaliações consistem num exame geral que irá determinar se existe algum problema com os dentes do paciente, como cáries, tártaro, etc.

Há casos específicos onde o paciente precisa de uma atenção maior, como em situações onde existem doenças periodontais, por exemplo. Dessa forma, o ideal é que elas visitem o dentista três vezes ao ano, no mínimo.

Também é importante citar que às vezes é necessário consultar o dentista mesmo quando achamos que não precisamos. A seguir, iremos falar sobre todas as vezes onde devemos buscar a ajuda do profissional odontológico!

– Dor ou desconforto: É uma das principais causas, e pode ocorrer por diversos motivos, o mais comum sendo cáries. Se está experimentando dor de dente persistente, desconforto na gengiva, ou qualquer tipo de dor na região da boca, é importante agendar uma consulta com um dentista o mais rápido possível.

– Sangramento nas gengivas: Sangramento durante a escovação ou uso de fio dental pode ocorrer por motivos que variam desde o uso de força excessiva na higienização até um sinal de doença gengival. Assim como também pode sinalizar a presença de tártaro nos dentes.

– Sensibilidade: Embora comum quando ingerimos alimentos muito gelados ou muito quentes, a sensibilidade pode ser sinal de problemas mais graves. Em casos de sensibilidade extrema é sempre válido consultar um dentista para certificar se está tudo certo com sua saúde bucal.

– Mau hálito persistente: Se você está sofrendo de mau hálito persistente, mesmo após escovar os dentes e usar enxaguante bucal, pode ser um sinal de problemas de saúde bucal subjacentes.

– Feridas: Aftas, por exemplo, são comuns em alguns momentos, mas deve-se analisar por quanto tempo essas lesões permanecem na boca. Caso persistam por mais de uma semana, é recomendado a avaliação do dentista. O mesmo vale para qualquer outro tipo de ferida ou manchas anormais.

– Problemas na mandíbula: Dores na mandíbula, dificuldade ao abrir e fechar a boca ou estalos ao mastigar podem ser sinais de problemas na articulação temporomandibular (ATM), que um dentista pode diagnosticar e tratar.

Conclusão

Devemos lembrar que consultas odontológicas iniciais e de retorno, além dos exames clínicos e diagnósticos, são cobertos pelo ROL da ANS. Os planos odontológicos irão te amparar em situações onde queira visitar o dentista para esclarecer suas dúvidas ou tratar desconfortos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *