WhatsApp

Desvendando o Sorriso Perfeito: Tudo o que Você Precisa Saber sobre Clareamento Dental!

Um sorriso branco e radiante é muitas vezes visto como um símbolo de saúde e beleza. Com o avanço da odontologia estética, o clareamento dental tornou-se uma opção popular para quem deseja melhorar a aparência dos dentes.

Nesta matéria, vamos explorar o que é o clareamento dental, como funciona, os diferentes métodos disponíveis e os cuidados necessários para obter um sorriso deslumbrante.

O que é clareamento dental?

O clareamento dental é um procedimento estético que visa clarear os dentes, removendo manchas e descolorações. Não deve ser confundido com o branqueamento dental, processo mais baseado no “polimento” dos dentes. Ao longo da vida, o esmalte sofre desgastes naturais que podem ser amplificados através do consumo de bebidas e alimentos com muita pigmentação, tabagismo, acúmulo de tártaro, certos medicamentos, etc. O clareamento dental é uma maneira eficaz de restaurar a brancura natural dos dentes e melhorar a autoestima do paciente.

Como funciona o clareamento dental?

O clareamento dental funciona através da aplicação de agentes clareadores nos dentes. Esses agentes, geralmente à base de peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida, penetram no esmalte dental e quebram as moléculas de pigmento que causam as manchas. Isso resulta em dentes mais brancos e luminosos.

Métodos de Clareamento

Existem dois principais métodos de clareamento dental: o clareamento realizado em consultório odontológico e o clareamento caseiro.

Clareamento dental no consultório: Também conhecido por clareamento a laser. O dentista aplica um gel de alta concentração nos dentes, maior do que o produto usado no procedimento caseiro, que será ativado por uma luz laser. Normalmente são realizadas sessões de 40 a 50 minutos, e o ideal é que seja feita apenas uma sessão por semana para não comprometer a polpa do dente.

Clareamento dental caseiro: Nesse método, o dentista entrega uma moldeira específica e individual para cada boca e um gel clareador de baixa concentração, além de repassar orientações sobre o procedimento. O paciente então irá levar tudo isso para casa e deverá usar a moldeira com o gel de uma a duas horas por dia, durante o período de uma a três semanas. Lembrando que, o ideal é que o dentista acompanhe todo o processo, mesmo ele sendo realizado em casa.

Cuidados e Considerações

É importante que, antes do clareamento, a pessoa faça uma boa limpeza nos dentes. Além disso, ela não deve estar com cáries, lesões ou doenças na gengiva. Os cuidados pós clareamento envolvem manter uma boa higiene bucal, assim evitando qualquer tipo de problema como a pigmentação por alimentos. Também é comum sentir sensibilidade nos dentes durante ou após o clareamento. Caso isso ocorra, o dentista pode recomendar o uso de produtos dessensibilizantes ou ajustar o tratamento conforme necessário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *