Tipos de Tratamentos Odontológicos mais Comuns.

É importante que se visite o dentista periodicamente, para que assim seja possível manter a saúde e boa aparência dos dentes. É através dos exames de rotina que o profissional irá analisar a situação do paciente e irá definir se há necessidade de algum tipo de tratamento.

Visando tirar dúvidas sobre os tipos mais comuns de procedimentos odontológicos, nesse artigo vamos explicar cada um deles e suas finalidades.

Tratamento de Canal

Envolve a remoção da polpa danificada ou infectada de um dente e o preenchimento do espaço vazio com um material selante. Isso é necessário quando o paciente chega ao consultório com algum problema como cáries profundas, traumas ou problemas na gengiva. Depois disso, é realizada a obturação ou restauração.

Restaurações Dentárias

Utilizadas para reparar dentes danificados por cárie ou trauma. Podem ser feitas de resina composta, amálgama de prata ou porcelana. É uma forma de fazer com que o dente afetado volte a sua forma original e continue executando suas funções. O dentista, após remover a parte deteriorada e limpar a área atingida, irá limpar a cavidade. A restauração também ajuda a prevenir deteriorações futuras

Coroas Dentárias

São capas protetoras que cobrem todo o dente danificado, rachado ou gravemente descolorido, restaurando sua forma, tamanho, aparência e força. Após colocar uma coroa dentária, o paciente poderá usar o dente novamente sem risco de danificá-lo ainda mais. Podem ser feitas de metal, porcelana ou uma combinação de materiais, e, além disso, são feitas sob encomenda para servir perfeitamente em cada dente onde seja necessário.

Implante Dentário

É um pino de titânio, semelhante a um parafuso. Substituem dentes perdidos, sendo inseridos no osso da mandíbula ou maxila e servindo para apoiar próteses dentárias. São bastante comuns em pacientes que não possuem uma boa condição óssea.

Extrações

Remoção de dentes permanentes ou decíduos que estão comprometidos devido à cárie, trauma ou outros problemas. É comum também a extração de siso, que ocorre com a orientação do dentista, ao ser constatado que a remoção será benéfica para a saúde bucal. Isso pode ser necessário muitas vezes, pois o siso pode comprometer outros dentes e até a própria estrutura dentária.

Raspagem Periodontal

Tratamento que serve para a remoção do tártaro na superfície do dente. A acumulação de tártaro pode ser bastante prejudicial à saúde bucal, causando inflamações nas gengivas.